
Como denunciar casos de racismo e discriminação?

A discriminação racial em empresas consiste no tratamento desigual de pessoas com base na sua etnia ou cultura. Trata-se de um tipo de preconceito que pode gerar seríssimos problemas internos dentro de uma empresa.
A legislação brasileira protege os colaboradores de discriminação no trabalho. A Constituição Federal e a CLT mencionam leis que visam proteger os trabalhadores de condutas discriminatórias por parte de uma empresa.
- Quais são os exemplos de discriminação direta e indireta?
- Como identificar o racismo estrutural e o racismo individual?
- Impactos da discriminação
- Como denunciar casos de racismo e discriminação?
- Onde denunciar casos de discriminação racial em empresas?
- O papel das empresas no combate à discriminação
Quais são os exemplos de discriminação direta e indireta?
São exemplos de tipos de discriminação direta e indireta a negação de oportunidades iguais, proibições com base na raça, insultos, atos de violência, exclusão social, entre outros. A seguir, vamos compreender melhor sobre isso.
A discriminação racial direta é um ato intencional, são exemplos o tratamento desigual devido à cor de uma pessoa, proibir negros de frequentar determinados locais e negar oportunidades de empregos por causa da raça.
A discriminação racial indireta é uma prática que se parece neutra, mas coloca as pessoas com determinadas características em desvantagem. Exemplos são: falta de acesso a serviços de saúde de qualidade em comunidades nas quais a maioria das pessoas é negra, suspensão nas escolas de alunos negros por motivos banais e abordagens policiais truculentas contra as pessoas de determinada raça sem justificativa plausível.
A discriminação racial em empresas pode ser de forma direta ou indireta. A intenção de ambas é discriminar o indivíduo, ou seja, tratar a pessoa de forma indiferente em virtude da sua raça, cor, etnia, cultura ou nacionalidade.
Como identificar o racismo estrutural e o racismo individual?
O racismo individual é um ato praticado entre indivíduos, com base em estereótipos raciais. Em outras palavras, ele se manifesta de pessoa para pessoa, por meio de estereótipos, rejeição e insultos contra pessoas de outra etnia.
O racismo estrutural é aquele que está presente na própria estrutura social. Ou seja, é um tipo de discriminação racial que está presente na sociedade, na cultura e história, nas instituições e nas práticas sociais. Alguns exemplos são:
- A falta de representatividade e participação das pessoas negras no poder público;
- Vulnerabilidades sociais e situações vexatórias em virtude da raça da pessoa;
- Maior parte da população carcerária é negra;
- Menor acesso à educação.
O racismo estrutural é uma forma de discriminação mais sutil, menos ‘escancarada’. Já o individual é mais direto, explícito e manifesta-se por meio de estereótipos pela raça do indivíduo.
Impactos da discriminação
A discriminação pode gerar vários impactos, como emocionais, sociais, econômicos e psicológicos. Isso inclui estresse, depressão, isolamento social, baixa autoestima, falta de oportunidades de trabalho, sentimento de negação e vergonha. Pode gerar ainda desigualdade e conflitos sociais.
Como denunciar casos de racismo e discriminação?
A discriminação racial em empresas pode ser denunciada por meio de canais de denúncias, nos quais os colaboradores podem relatar condutas abusivas dentro do ambiente corporativo (racismo, assédio, entre outras situações que ferem a dignidade do indivíduo).
Também é possível fazer a denúncia de crimes de racismo e discriminação nas delegacias comuns ou especializadas, e pela internet ou pelo telefone Disque 100 (Disque Direitos Humanos).
Onde denunciar casos de discriminação racial em empresas?
Uma denúncia de discriminação racial em empresas pode ser feita no Ministério Público do Trabalho (MPT), delegacias (por meio de boletim de ocorrência), sindicatos, canais internos ou externos da empresa.
A Contato Seguro disponibiliza para os funcionários das empresas cadastradas na plataforma um canal de denúncias externo, no qual o colaborador pode denunciar atos de discriminação, tudo sob total sigilo.
O papel das empresas no combate à discriminação
As empresas podem exercer um papel importante no combate à discriminação, isso pode ser feito por meio de políticas de inclusão na empresa, pode criar programas de conscientização para líderes, investir na capacitação e sensibilização dos colaboradores e estabelecer parcerias com organizações que atuam na promoção da igualdade social.
Uma empresa deve motivar um ambiente de trabalho inclusivo. Aliás, toda sociedade pode trabalhar nesse ponto, para promover a diversidade e contribuir para construir um lugar mais justo e igualitário.
Acompanhe o blog da Contato Seguro e saiba mais sobre canais de denúncias, tipos de assédios dentro de empresas, como agir em casos de racismo, tipos de discriminacao, entre outros assuntos relevantes para a sociedade como um todo.
Espero que o conteúdo sobre Como denunciar casos de racismo e discriminação? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo